• contato@sucodeuvapuro.com.br
  • contato@sucodeuvapuro.com.br

Safra de uva deixa o suco gaúcho mais doce e saudável

MATÉRIA GAÚCHA ZH | 13/10/20 – Link aqui

POR GIANE GUERRA

Foram analisadas 43 amostras que apontam diversos benefícios na bebida feita com a fruta colhida em 2020

Ao ouvir a coluna falar na Rádio Gaúcha sobre o salto nas vendas de vinho, a pesquisadora Caroline Dani mandou mensagem comemorando a safra de uva de 2020 também para o suco:

– Maturação perfeita, com a combinação de clima, solo e cultivar. Estamos diante de um suco ainda mais diferenciado. 

Segundo ela, quando o produto é só uva, como no suco, os efeitos são ainda mais perceptíveis na bebida. Caroline conduz uma pesquisa em parceria com o Laboratório Lavin, de Flores da Cunha. São analisadas 43 amostras de suco de uva integral de vinícolas da serra gaúcha, sendo 26 da safra atual e outras 17 de 2019. Uma das conclusões aponta que caiu significativamente a acidez e o açúcar aumentou: 

– Isso significa que o equilíbrio entre acidez e doçura está muito melhor. 

Outra dado apontado na pesquisa é um aumento relevante na quantidade de polifenóis. Em 2019, a média era de 65 mg/mL e passou para 85 mg/mL. Presentes no suco, eles se concentram na casca e na semente. São ligados a diversos benefícios à saúde, reforçando a imunidade. 

– Nos polifenóis, há uma classe denominada antocianinas relacionada à cor e à maturidade da uva. Os valores são os mais surpreendentes, passando de média de 247 mg/L em 2019 para 1.289 mg/L na safra atual. Elas dão cor a alimentos e também têm uso medicinal. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Rolar para o topo